Veículo: Programa Bem Estar
Data: 22 de fevereiro de 2017
Assunto: Curiosidades da genética
Link: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/altura-digitais-canhotos-gemeos-bem-estar-fala-sobre-as-curiosidades-da-genetica.ghtml

Bem Estar - geneticaAltura, digitais, canhotos, irmãos gêmeos; Bem Estar explica as curiosidades da genética

Os mistérios da vida intrauterina, por exemplo, como se formam os gêmeos? E por que algumas pessoas são mais altas que outras? Por que tem gente que nasce sem as digitais e por que existem os canhotos?

Por G1, São Paulo
22/02/2017 10h44

Dr Ciro Martinhago - medico geneticista
Os mistérios da vida intrauterina, como se formam os gêmeos, trigêmeos e quadrigêmeos? E por que algumas pessoas são mais altas que outras? A formação do feto é feita por partes, o labirinto se forma na cabeça na 7ª semana de gestação. É ele que vai garantir o equilíbrio da gente.

Neste período dentro da barriga, muita coisa pode acontecer. Por exemplo, o bebê pode nascer sem digitais nos dedos. Ou canhoto, como acontece com 10% da população mundial. Pode ainda ter os órgãos do corpo invertidos e mesmo assim se tornar um jogador de basquete! É o que mostra o Bem Estar desta quarta-feira (22), com as presenças da pediatra e consultora do programa Dra. Ana Escobar e do geneticista Dr. Ciro Martinhago.


genetica em SP - fases da gestacaoGêmeos –
A chance de uma gestação natural ser gemelar na população mundial é de 1 a cada 85. Já as chances de gestações de gêmeos idênticos é de 1 a cada 250 gestações.

Se um casal tiver gêmeos, em uma gestação, apresentará 5X mais chances, em relação à população em geral, de gestar gêmeos novamente. Entre os familiares de uma mulher que gerou uma gestação gemelar, a tendência a ter gêmeos aumenta 3X em relação à população em geral.

Curiosidade: Num teste de paternidade comum não é possível saber quem é o pai, se a pessoa tiver um irmão gêmeo idêntico. Para saber, só por sequenciamento de genoma.

Altura – Os genes herdados do pai são programados para fazer a pessoa crescer alta e forte, mas os da mãe são feitos para fazer crescer menos para que ela consiga dar a luz e carregar no colo. O balanço dessas duas coisas normalmente faz nascer uma criança de tamanho normal

medicina genomica - canhotosCanhotos – Segundo a Dra. Ana, a pessoa já nasce canhota, mas os pais só conseguem perceber por volta dos 3 anos, quando o desenvolvimento motor fino está mais apurado.

Cerca de 10% da população mundial é canhota. Quem é destro tem, em geral, o lado esquerdo do cérebro mais desenvolvido e o canhoto tem o lado direito mais desenvolvido. Mas isso não influencia em nada.

medicina genetica - impressoes digitais Medico geneticista - orgaos invertidos